O escritório LYCS Architecture venceu um concurso internacional para o masterplan da sede do Zhejiang Printing Group. Apelidada de "O Canto de Hangzhou", a proposta é definida por seu contexto (um distrito cultural) e cria tanto um percurso habitável como um marco para a cidade.
Localizada na interseção de uma área residencial, uma rodovia elevada e um centro cultural, o terreno é um ponto de acesso importante da cidade e apresenta o desafio de, simultaneamente, conectar seu entorno e produzir uma estrutura coesiva.
Para lidar com essas questões, a proposta cria um eixo diagonal através do terreno e implanta a sede na porção nordeste do lote. Cada uma das arestas do terreno é manipulada em resposta a seu entorno imediato. Uma série de varandas e terraços no edifício principal emolduram vistas para o centro cultural, ao passo que o edifício se comprime na porção mais próxima da área residencial.
A circulação em torno do edifício emprega uma estratégia similar, arranjada diagonalmente de noroeste a sudoeste. Para acomodar o programa criativo e cultural no térreo, a praça cultural, de produção e os jardins se conectam obliquamente.
Formalmente, o volume sólido do edifício se dissolve pelo uso de persianas horizontais que bloqueiam parcialmente a incidência da luz solar nos espaços internos.
As obras estão previstas para iniciar ainda este ano.
Arquitetos
Localização
Hangzhou, Zhejiang, ChinaEquipe de projeto
Ruan Hao, Zhan Yuan, Wenbin Chen, Jingrui Lin, Shiyang Wu, Shangliang Jin, Zhenyu Lai, Lina ChenArquiteto responsável pelo registro
Zhejiang Province Institute of Architecture Design and ResearchÁrea
120.711 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de LYCS Architecture